Skip to main content
23 de agosto a 3 de setembro

EXPEDIÇÃO DOWNWIND SOLIDÁRIO 2023
DIA: 23 de agosto a 3 de setembro
ROTA: CEARÁ

GO WITH THE FLOW – Downwind significa “a favor do vento”. Modalidade do kitesurf onde começamos a velejar em um ponto e terminamos em outro. São pequenas “viagens” pela costa onde você se aventura velejando beirando as praias – muitas não são nem acessíveis de carro. Velejo entre bocas de rios e braços de mar e manguezais. Paisagens incríveis de pequenas vilas de pescadores, usinas eólicas. Cenários únicos do litoral brasileiro, um dos melhores exemplos da beleza natural e cultural do Brasil.

POR QUE SOLIDÁRIO?
Porque o intuito também é ajudar as populações por onde iremos passar.
Com um grupo composto de médicos e outras profissões, como voluntários, nossos esforços se voltarão a dar atendimento básico de saúde a comunidades isoladas que muitas vezes têm pouco ou nenhum acesso à medicina.

Em outras palavras, unimos o útil ao agradável: a paixão pelo esporte, pela aventura e pela viagem, com ajuda ao próximo.

COMO FUNCIONA?
Downwind solidário é a única expedição itinerante do Dharma. Isso significa que iniciamos em um ponto, Cumbuco no Ceará e encerramos em outro, Barra Grande, no Piauí. A chegada está prevista pelo aeroporto de Fortaleza, e retorno via Parnaíba.

A equipe ÁGUA, de velejadores, faz o percurso via mar, enquanto equipe TERRA (não velejadores e equipe técnica) faz o trecho por “TERRA” . Todos se encontram no mesmo ponto, e o atendimento acontece no dia seguinte ao velejo, e dessa forma sucessivamente, um dia de velejo, e um dia de atendimento, no novo local que chegaremos.

Este ano, estamos muito felizes por retornarmos ao primeiro local onde iniciamos o Downwind Solidário, no Ceará. Nos anos de 2019 e 2020 tivemos a oportunidade de desbravar essa região, tanto na água com nossos kite susrfistas quanto nos atendimentos médicos especializados.

Nessa expedição, além da coordenação médica e logística que temos de praxe nas nossas expedições, contamos com o suporte do Jailson da GKC Water Sports @gkc_watersports e seus guias, que auxiliam o time de velejadores e sempre nos lembra que “vai dar certo! ” .

Serão duas equipes:

Equipe Água: Que fará o percurso Downwind, e pela complexidade do trajeto, há a necessidade do nível intermediário e avançado de velejo (kitesurf), pois será um trajeto longo por água.

Equipe Terra: o trajeto dos dias de velejo será feito por meio de veículos (carro e ônibus) no paralelo ao time de Downwind.

NOSSOS ATENDIMENTOS

Realizaremos atendimentos em populações com variáveis densidades demográficas que estão carentes de assistência de saúde oferecendo atendimentos de medicina de qualidade desde clínica geral e pediatria básica a diversas especialidades visando sempre contemplar as demandas de cada povoado conforme estudo já realizado

É importante levar em consideração que independente das especialidades, todos atuam como médico geral, atendendo adultos e crianças, além de auxiliar com a logística e possíveis ações de sustentabilidade na comunidade. Os não médicos podem atuar auxiliando os médicos e equipe logística entre outras funções que serão direcionadas.

QUEM PODE PARTICIPAR?

O downwind requer uma excelente forma física, além é claro, do nível intermediário ao avançado na prática de kitesurf – o que é imprescindível. O ambiente também é desafiador: bastante tempo no mar, muito sol e calor, farão parte dos dias de atendimento nas comunidades na costa. Serão selecionados profissionais médicos e não médicos para esta expedição.

A expedição é aberta a médicos* e pessoas em geral – que mesmo sem qualificação médica queiram trabalhar como voluntários na organização, triagem, farmácia e serviços gerais. O mais importante: é querer trabalhar, somar e fazer a diferença.

*Médicos formados no Brasil ou no Exterior, desde que possuam CRM válido, em acordo com a legislação brasileira.

QUANTO CUSTA?

R$8.500,00 por pessoa

Formas de pagamento:

  • Á vista ou em até 4x (sem juros) sendo que o último pagamento deve ser feito até o dia 20 de agosto.

O valor pago por cada voluntário é uma doação que possibilita o Instituto Dharma realizar a expedição.

INCLUSO:

  • Camisetas e boné Dharma
  • Hospedagem, com café da manhã
  • Transporte à partir do aeroporto de Fortaleza e até aeroporto de Parnaíba, de acordo com os horários estipulados pela equipe.

NÃO INCLUSO:

  • Passagens aéreas
  • Alimentação: almoço / jantar
  • Seguros***
  • Gastos pessoais, visto, vacinas e teste RT-PCR para COVID-19.

** Disposições gerais no termo de adesão a ser assinado;
*** A Contratação de seguro de viagem é OBRIGATÓRIO para todos(as) os voluntários(as)

O QUE LEVAR COMO VOLUNTÁRIO?

É importante ir com um mochilão para facilitar o transporte e deslocamento, roupas leves e confortáveis para os dias de atendimento e traje de banho para o velejo. Além dos itens básicos de higiene.

Essa expedição tem uma logística complexa e a bagagem deve ser mínima. Por isso, limitamos 1 mochila de 35L + 1 mochila dia-a-dia para todos. Para velejadores: 2 kites e 2 pranchas p/ velejadores

Lembrando que estaremos em locais de preservação natural, com pouco ou quase nenhum sistema de coleta de resíduos, por isso, precisamos pensar nos produtos que levaremos, tanto o que pode gerar lixo, quanto o químico que será liberado dos produtos.

 

O QUE LEVAR COMO MÉDICO?
Os voluntários médicos, que tiverem seus próprios equipamentos precisam levar:

  • Estetoscópio, termômetro, oxímetro, medidor de pressão entre outros que possam ser úteis para os atendimentos.
  • 2 máscara N95 para cada dia de atendimento
  • Medicamentos – dentro da sua especialidade, estimulamos levar amostra grátis do que é básico para o seu atendimento.

O QUE FORNECEMOS?

ULTRASSOM: O Instituto Dharma possui um Ultrassom Portátil de última geração, da marca Canon Medical, para uso em suas expedições levando tecnologia e facilitando o diagnóstico dos pacientes em campo.
OFTALMOLOGIA: retinoscópio e oftalmoscópio – 110v + mala de lente de provas
GINECOLOGIA: junto com os agentes de saúde e secretaria envolvidas, buscamos doação para kit para coleta de preventivo.
OTORRINO: otoscópio
DIVERSOS: Estetoscópio, termômetro, oxímetro, medidor de pressão
INSUMOS: luva, álcool, lençol para maca, papel toalha entre outros insumos necessários para expedição.

OBRIGAÇÕES DO VOLUNTÁRIO:
Participar das capacitações (online), onde explicaremos todas as atividades que desenvolveremos, auxiliaremos nas dúvidas dos atendimentos, boas práticas do voluntariado, comunicação não violenta entre outros.
Apresentar carteira de vacinação COVID e teste PCR ou antígeno 48 horas antes do embarque.

FATOS – CONSIDERE ANTES DE SE CANDIDATAR

Esta expedição é realizada numa área remota, de difícil acesso. A viagem até os locais de atendimento inclui um transporte difícil, via barco, voadeiras, caminhadas – uma viagem que pode ser muito desgastante. O ambiente também é desafiador. As acomodações são muito simples, a água potável é um recurso limitado, e o sinal de internet é precário e por muitas vezes INEXISTENTE. Esteja preparado para abrir mão de conforto, comer uma comida bem diferente da sua e encarar situações onde a resiliência e o improviso serão necessários. E aí, aceita o desafio?

 

PROTOCOLOS COVID-19
TODOS os(as) voluntários(as) – sem exceção – vacinados ou não, devem apresentar resultado de teste PCR ou antígeno, realizado até 48 horas antes do embarque. Alem de uma cópia da carteira de vacinação.

IMPORTANTE
A expedição de saúde são generalistas.
Medicina para uma área que não tem acesso a saúde, logo é uma MEDICINA BÁSICA.
Nos casos das especialidades que tiverem demanda, o mesmo atuará na sua área, os demais serão clínicos gerais.
Todos os médicos têm que estar aptos para atender criança e adulto. Independente da especialidade, precisamos trabalhar em equipe e estaremos expostos a todo tipo de atendimento.

 

A CHANCE DE FAZER A DIFERENÇA PARA QUEM MAIS PRECISA.

Uma expedição voluntária é um mergulho na cultura e na vida de uma comunidade. Uma experiência única, de verdade, sem filtros. Entender como as pessoas vivem e entender sua realidade. É a chance de fazer a diferença de fato, de maneira efetiva e prática. É poder mudar o mundo, com suas
próprias mãos.

 

ROTEIRO

CHEGADA: 23 DE AGOSTO – AEROPORTO FORTALEZA – CEARÁ
ATENÇÃO: O TRANSFER SAIRÁ DO AEROPORTO ÀS 14h30

RETORNO: 03/SETEMBRO – Aeroporto Internacional de Parnaíba – PIAUÍ
ATENÇÃO: Chegada no aeroporto às 11h30.

ROTEIRO

23 ago: Pickup no aeroporto de Fortaleza – deslocamento para Cumbuco
24 ago: Downwind: Cumbuco -> Guajiru
25 ago: 1o atendimento comunidade Batalha
26 ago: 2o atendimento comunidade Purão
27 ago: Downwind: Guajiru – moitas
28 ago: 3o Atendimento moitas
29 ago: Downwind Moitas>Prea
30 ago: 4o Atendimento Curral Velho – Projeto Escola lixo zero
31 ago: Downwind Prea> Camocim
01 set: 5o atendimento Curimãs
02 set: Downwind Camocim > Barra Grande
03 set: Retorno pelo aeroporto de Parnaíba

*O itinerário disponível aqui está sujeito a mudanças devido à pandemia, às condições climáticas ou mudanças políticas/administrativas do local em questão, e/ou das companhias aéreas, também em ajuste à logística dos atendimentos para melhor atender as comunidades locais;

Confira fotos da Expedição Downwind Solidário 2022