Skip to main content
26 de setembro a 03 de outubro de 2023

A primeira Expedição Médica do Dharma no Brasil foi para o Sertão do Piauí em 2016. Desde então, o Dharma volta todos os anos para essa localidade e já estivemos também no interior do Pernambuco e de Alagoas. A partir daí, o sentimento de SER TÃO está na nossa essência. Nesse ano vamos explorar pela primeira vez o Sertão do Sergipe.

 

Nossa ação será nos povoados de Porto da Folha. O município de Porto da Folha, localizado no território do Alto Sertão, região semi árida de Sergipe, a pouco mais de 170km da capital, tem quase 30 mil pessoas. O IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) é 0,568, segundo a medição do IBGE de 2010. O IDH vai de 0 a 1 – quanto maior, mais desenvolvida a cidade – e tem como base indicadores de saúde, educação e renda. A média no Brasil é de 0,765, de acordo com dados de 2019 divulgados em 15 de dezembro de 2020 pelo Programa de Desenvolvimento das Nações Unidas (PNUD). Apesar da base da expedição ser o município de Porto da Folha, iremos atender aos povoados – regiões mais carentes do município, em sua grande maioria sem água encanada, tratamento de lixo ou esgoto. 

 

Com o objetivo de atender a uma nova região, em maio de 2023 realizamos uma viagem precursora, para fazer o levantamento territorial e epidemiológico, entender as reais necessidades das comunidades que vamos atender e a complexidade logística que envolveria uma expedição completamente nova. Nessa nova expedição, durante cinco dias – de um total de oito – levaremos atendimento especializado e a medicina mais avançada para locais de extrema necessidade.

 

Na Expedição Médica Sertão do SE, uma ação humanitária em grupo, você poderá atuar e ser um voluntário participativo na nossa missão, que durará de 26 de setembro a 3 de outubro de 2023, recebendo, ao final, um certificado de conclusão. A região é marcada pela cultura sertaneja de vaquejadas, com marcas de presença quilombola, indígena e de exploração européia. A população, majoritariamente rural, é espalhada por povoados, quilombos e assentamentos, alguns sem infraestrutura básica. 

NOSSOS ATENDIMENTOS

Realizaremos atendimentos a populações com variáveis densidades demográficas que estão carentes de assistência de saúde, oferecendo atendimentos de medicina de qualidade desde clínica geral e pediatria básica a diversas especialidades, visando sempre contemplar as demandas de cada povoado conforme estudo realizado.

 

É importante levar em consideração que, independente das especialidades, todos atuam como médico geral, atendendo adultos e crianças, além de auxiliar com a logística e possíveis ações de sustentabilidade na comunidade. Os não médicos podem atuar auxiliando os médicos e equipe logística entre outras funções que serão direcionadas. 

 

QUEM PODE PARTICIPAR? 

Qualquer profissional médico ou não é bem-vindo para a expedição. O mais importante é querer trabalhar, somar e fazer a diferença. Para a aprovação dos voluntários, será feita uma entrevista prévia, com as coordenadoras.

 

*Médicos formados no Brasil ou no Exterior, desde que possuam CRM válido, de acordo com a legislação brasileira.

 

Pelo levantamento epidemiológico e estrutural realizado na região, abriremos vagas para:

  • 2 Profissionais gerais
  • 2 Ginecologistas
  • 2 Pediatras
  • Clínicos gerais
  • Estudantes da área de saúde
  • Endocrinologista
  • Radiologista
  • Oftalmologista 
  • Otorrinolaringologista
  • Pneumologista
  • Neurologista
  • Cardiologista
  • Cirurgião 
  • Psicologia 
  • Psiquiatria
  • Não médicos

 

A seleção e número de vagas se dará de acordo com pesquisa que está sendo realizada.

 

ROTEIRO:

CHEGADA: 26/ SETEMBRO – AEROPORTO ARACAJU  – SERGIPE 

ATENÇÃO: O TRANSFER SAIRÁ DO AEROPORTO ÀS 13:00

 

RETORNO: 03/ OUTUBRO – AEROPORTO ARACAJU  – SERGIPE 

ATENÇÃO: CHEGADA NO AEROPORTO ÀS 11:00 

 

26/09 – Chegada e deslocamento

27/09 – 1o dia de atendimento – Craibeiro

28/09 – 2o dia de atendimento – Craibeiro

29/09 – DAY OFF – passeio no Cânion do Xingó – Canindé de São Francisco 

30/09 – 3o dia de atendimento – Lagoa do Rancho

01/10 – 4o dia de atendimento – Lagoa do Rancho 

02/10 – 5o dia de atendimento – Lagoa do Rancho

03/10 – Deslocamento e retorno

 

*O itinerário disponível aqui está sujeito a mudanças devido à pandemia, às condições climáticas, às mudanças políticas/administrativas do local em questão, às companhias aéreas, e também em ajuste à logística dos atendimentos para melhor atender às comunidades locais.

* Povoados base de atendimento também podem sofrer alterações de acordo com mapeamento. Diversas comunidades serão atendidas como: Chumbinho, Deserto, Craibeiro, Assentamento Girassol, Assentamento São Judas, São Domingos, Lagoa do Rancho, etc. 

 

QUANTO CUSTA?

R$ 4.200,00.

Formas de pagamento:

À vista ou em até 4x (sem juros) sendo que o último pagamento deve ser feito até o dia 20 de setembro de 2023.  

 

O valor pago por cada voluntário é uma doação que possibilita o Instituto Dharma realizar a expedição, cobrindo custos de logística, planejamento da expedição, manutenção de equipamentos, entre outros.

 

Incluso:

  • Todo material a ser utilizado durante as atividades
  • Todos os traslados e logística da missão
  • Transporte em todos os dias para as atividades
  • Acompanhamento da equipe de coordenação
  • Hospedagem para todos os dias
  • Alimentação (café da manhã e almoço todos os dias) 
  • Kit voluntário Dharma 
  • Auxílio da Equipe 
  • Capacitação online via videoconferência antes do embarque
  • Certificado de voluntariado
  • Folheto com todas as instruções e informações sobre o local e projeto
  • Taxas administrativas

NÃO incluso: 

  • Passagens aéreas, deverá ser reservada e paga pelo voluntário à parte.
  • Seguro de viagem, que é OBRIGATÓRIO para todos(as) os voluntários(as)
  • Gastos pessoais, alimentação fora a fornecida.
  • Vacinas e teste RT-PCR para COVID-19: até a presente data é obrigatório a apresentação na entrada

 

SOBRE PASSAGEM AÉREA:

  • Os voluntários *selecionados* deverão reservar e comprar suas passagens de ida e volta para Aracaju:
    • Todos devem chegar no Aeroporto Internacional de Aracaju – Santa Maria (AJU) no dia 26/09, terça-feira até às 13:00. O transfer sairá do aeroporto com destino a Porto da Folha.
    • O retorno será no dia 03/10 a partir das 11:00

Caso os voluntários cheguem em Aracaju por outra modalidade de locomoção ou em data diferente, devem considerar as datas e horários acima como ponto de encontro. Caso o voluntário não consiga atender aos horários, terá que arcar com seu próprio deslocamento até o local de hospedagem. 

 

O QUE LEVAR COMO VOLUNTÁRIO?

Será enviado um check list aos voluntários selecionados.

É importante levar, além da mala/mochilão, uma mochila de ataque pequena para facilitar o transporte e deslocamento, roupas leves e confortáveis para os dias de atendimento e traje de banho, além dos itens básicos de higiene. Lembrando que estaremos em locais de preservação natural, com pouco ou quase nenhum sistema de coleta de resíduos, por isso, precisamos pensar nos produtos que levaremos, tanto o que pode gerar lixo, quanto o químico que será liberado dos produtos.

 

O QUE LEVAR COMO MÉDICO?

Os voluntários médicos, que tiverem seus próprios equipamentos precisam levar:

  • Carimbo com CRM para os atendimentos;
  • Estetoscópio, termômetro, oxímetro, medidor de pressão entre outros que possam ser úteis para os atendimentos.
  • 2 máscaras N95 para cada dia de atendimento + 2 de reserva
  • Medicamentos – dentro da sua especialidade, estimulamos levar amostra grátis do que é básico para o seu atendimento.

OBRIGAÇÕES DO VOLUNTÁRIO:

Participar das capacitações (online), onde explicaremos todas as atividades que desenvolveremos, as dúvidas dos atendimentos, boas práticas do voluntariado, comunicação não violenta entre outros. 

 

FATOS – CONSIDERE ANTES DE SE CANDIDATAR

Esta expedição é realizada numa área relativamente remota. A viagem até os locais de atendimento pode incluir um transporte difícil – uma viagem que pode ser desgastante. O ambiente também é desafiador. As acomodações são muito simples, a água potável é um recurso limitado, e o sinal de internet é precário e por muitas vezes INEXISTENTE. Esteja preparado para abrir mão de conforto, comer uma comida bem diferente da sua e encarar situações onde a resiliência e o improviso serão necessários. E aí, aceita o desafio?

 

PROTOCOLOS COVID-19 

TODOS os(as) voluntários(as) – sem exceção – devem apresentar resultado de teste PCR ou antígeno, realizado até 48 horas antes do embarque. Além de uma cópia da carteira de vacinação. 

 

IMPORTANTE

Os médicos das expedições DHARMA de saúde atuam como generalistas.

Medicina para uma área que não tem acesso a saúde, logo é uma MEDICINA BÁSICA. Nos casos das especialidades que tiverem demanda, o mesmo atuará na sua área, os demais serão clínicos gerais. 

Todos os médicos têm que estar aptos para atender criança e adulto. Independente da especialidade, precisaremos trabalhar em equipe e estaremos expostos a todo tipo de atendimento. 

 

A CHANCE DE FAZER A DIFERENÇA PARA QUEM MAIS PRECISA. 

Uma expedição voluntária é um mergulho na cultura e na vida de uma comunidade. Uma experiência única, de verdade, sem filtros. Entender como as pessoas vivem e entender sua realidade. É a chance de fazer a diferença de fato, de maneira efetiva e prática. É poder mudar o mundo, com suas próprias mãos. E, surpreenda-se, você ganha bem mais do que dá!

 

MANIFESTO DHARMA

Sobretudo, nós acreditamos: Que toda e qualquer pessoa é agente transformador do seu entorno, consciente ou não deste fato. Que cada um há que se fazer disponível para o constante aprendizado e busca da verdade existencial individual, para que possamos evoluir coletivamente de forma harmônica, responsável e ética. Que viabilizando o acesso a condições dignas de existência às pessoas, contribuímos com nossa própria existência, com a dos nossos e das gerações por vir, pois somos todos “UM” com o universo, indissociavelmente unidos pela mesma energia que tudo permeia, seja matéria, pensamento ou ação. Que promover a independência e auto-sustentabilidade de comunidades desfavorecidas é a única forma de garantir a abundância e prosperidade dos seres humanos, gerando recursos materiais e imateriais, essenciais ao seu desenvolvimento e à sua subsistência a longo prazo. Que reconectar o homem à natureza, ao meio, é a maneira mais eficaz de garantir o cuidado com o planeta, seus sistemas frágeis e seus recursos finitos, ao mesmo tempo que contribui com a saúde física e mental dos indivíduos. Que o acesso à educação é um direito de todos e força motriz essencial para a construção de uma sociedade igualitária e mais justa. Que o contato com diferentes culturas contribui com uma visão mais plural de mundo, inclusiva com relação às diferenças de classe social, idade, gênero, deficiência ou etnia. Que a gentileza e o bem comum devem estar à frente de cada intenção, de cada ação. Sobretudo, nós acreditamos que podemos ser de fato, a mudança que queremos ver no mundo. Acreditando que dividimos os mesmos propósitos. Aguardamos sua resposta, na torcida para que estejamos juntos neste caminho, de novos e grandes desafios.

Confira fotos da Expedição Sertão 2022