Skip to main content
28 de abril a 7 de maio

UMA EXPEDIÇÃO AO CORAÇÃO DO BRASIL.

Reserva Extrativista Arapixi, é uma unidade de conservação federal do Brasil, com aproximadamente 300 famílias, que serão atendidas pela nossa expedição este ano. Está localizada no município de Boca do Acre, no Amazonas e a atividade econômica da região, é a coleta de castanhas e a extração do látex das seringueiras, e a safra de cacau. 

Nosso encontro acontece em Rio Branco, onde é necessário se dirigir ao município de Boca do Acre, já no estado do Amazonas. Esse percurso de 200km é feito em aproximadamente 04 horas, por estradas de terra e asfalto. Da pequena Boca do Acre, inicia-se uma viagem fluvial incrível, que dura em torno de 4 horas pelo Rio Purus, onde encontram-se as comunidades, Manitiã, Maracajú I e II e Nova Amélia, que os amazonenses serão atendidas pela nossa expedição. 

 

NOSSOS ATENDIMENTOS

Escolhemos patologias específicas em várias áreas de especialidades médicas para atender um número pré-estimado de pacientes, que não têm acesso aos procedimentos de atenção básica à saúde, entre elas as principais demandas: clínica médica, ginecologia, pediatria. Serão aproximadamente, 800 pessoas a serem atendidas nesta expedição. Importante levar em consideração que todas as especialidades, se necessário atuam como médico geral, atendendo adultos e crianças entre outras funções logística e de sustentabilidade que necessitem ser executadas para os atendimentos. 

 

QUEM PODE PARTICIPAR? Vagas também para não-médicos

A expedição é aberta a médicos*, pessoas em geral – que mesmo sem qualificação médica queiram trabalhar como voluntários na organização, triagem e serviços gerais: professores, advogados, arquitetos, engenheiros etc. O mais importante: é querer trabalhar, somar e fazer a diferença.

**Médicos formados no Brasil ou no Exterior, desde que possuam CRM válido, em acordo com a legislação brasileira.

 

QUANTO CUSTA? 

R$5.980 /PESSOA  á vista ou 4x no boleto

O valor pago por cada voluntário é uma doação que possibilita o Instituto Dharma realizar a expedição. 

  • INCLUSO:  transporte e hospedagem à partir do início da expedição em Rio Branco/Acre.  Algumas refeições estarão inclusas.
  • NÃO INCLUSO: passagens aéreas, seguros***, gastos pessoais, vacinas e teste RT-PCR para COVID-19.

** Disposições gerais no termo de adesão a ser assinado;

*** A Contratação de seguro de viagem é OBRIGATÓRIO para todos(as) os voluntários(as)

 

VAGAS

A expedição é aberta a médicos*, pessoas em geral – que mesmo sem qualificação médica queiram trabalhar como voluntários na organização, triagem e serviços gerais: professores, advogados, arquitetos, engenheiros etc. O mais importante: é querer trabalhar, somar e fazer a diferença.

**Médicos formados no Brasil ou no Exterior, desde que possuam CRM válido, em acordo com a legislação brasileira.

Todas as especialidades são bem-vindas, abaixo estão as demandas que têm nessa região e serão usadas também para critério de seleção.

  • Clínica Médica
  • Pediatra 
  • Ginecologista 
  • Dentista 
  • Oftalmologista 
  • Dermatologista 
  • Ortopedista
  • Psicólogo
  • Enfermeiro, 
  • Comunicação: Fotógrafo, Cinegrafista, Social Media
  • Outras profissões, acadêmicos, etc. 

Vagas limitadas: máximo de 12 voluntários

 

SUA PROFISSÃO/ESPECIALIDADE NÃO ESTÁ LISTADA?

Não tem problema, todos os profissionais são bem-vindos, a lista acima refere-se a necessidade da expedição e do local, e algumas vezes não conseguimos todos os profissionais e adaptamos de acordo com os profissionais que têm interesse. Se você acredita que pode ajudar nessa missão,  inscreva-se e entraremos em contato!

 

CHEGADA E RETORNO

Chegada e retorno via o Aeroporto Rio Branco no Acre. Um representante da nossa equipe local estará esperando os voluntários para seguirem o trajeto de acordo com o roteiro. O roteiro com detalhes será divulgado posteriormente após fecharmos todos os detalhes com a liderança local.

 

O QUE LEVAR COMO VOLUNTÁRIO?

É importante ir com pouca bagagem, em formato de mochilão para fácil deslocamento, com roupas confortáveis e itens básicos. Além disso, é necessário levar salva-vidas para os trajetos de barco, redes, mosquiteiros,  cordas,  e os lençóis para cobrir.

Lembrando que estaremos em locais de preservação natural, com pouco ou quase nenhum sistema de coleta de resíduos, por isso, precisamos ter consciência dos produtos que levaremos, tanto o que pode gerar lixo, quanto o químico que será liberado dos produtos.

O QUE LEVAR COMO MÉDICO?

Os voluntários médicos, que tiverem seus próprios equipamentos precisam levar:

  • Estetoscópio, termômetro, oxímetro, medidor de pressão entre outros que possam ser úteis para os atendimentos.
  • 2 máscara N95 para cada dia de atendimento + 2 de reserva
  • Medicamentos – dentro da sua especialidade, estimulamos levar amostra grátis do que é básico para o seu atendimento.

O QUE FORNECEMOS?

ULTRASSOM: O Instituto Dharma possui um Ultrassom Portátil de última geração, da marca Canon Medical, para uso em suas expedições levando tecnologia e facilitando o diagnóstico dos pacientes em campo. 

DIVERSOS: Estetoscópio, termômetro, oxímetro, medidor de pressão

OFTALMOLOGIA: retinoscópio e oftalmoscópio – 110v + mala de lente de provas

GINECOLOGIA: junto com os agentes de saúde e secretaria envolvidas, buscamos doação para kit para coleta de preventivo e DIUs.

OTORRINO: otoscópio

INSUMOS: luva, álcool, lençol para maca, papel toalha entre outro insumos necessários para expedição/.

 

OBRIGAÇÕES DO VOLUNTÁRIO:

Participar das capacitações (online), onde explicaremos todas as atividades que desenvolveremos, auxiliaremos nas dúvidas dos atendimentos, boas práticas do voluntariado, comunicação não violenta entre outros. 

Apresentar carteira de vacinação COVID e teste PCR ou antígeno 48 horas antes do embarque. 

Coordenação: toda expedição médica do Instituto Dharma, é liderada por dois coordenadores, um médico e um logístico, que estarão presentes desde o momento de chegada até o momento do retorno e dará todo o suporte necessário aos voluntários. 

 

CONSIDERE ANTES DE SE CANDIDATAR:

Esta expedição é realizada numa área remota, de difícil acesso. A viagem até os locais de atendimento inclui um transporte difícil, via barco, num percurso longo – uma viagem que pode ser muito desgastante. O ambiente também é desafiador. As acomodações são muito simples, com banhos nos rios e caixa d’água, com banheiros de fossa, a água potável é um recurso limitado, e o sinal de internet é INEXISTENTE. Esteja preparado para abrir mão de conforto, comer uma comida bem diferente da sua e encarar situações onde a resiliência e o improviso serão necessários. E aí, aceita o desafio?

 

IMPORTANTE

A expedição de saúde são generalistas.

Medicina para uma área que não tem acesso a saúde, logo é uma MEDICINA BÁSICA. 

Nos casos das especialidades que tiverem demanda, o mesmo atuará na sua área, os demais serão clínicos gerais. 

Todos os médicos têm que estar aptos para atender criança e adulto. Independente da especialidade, precisamos trabalhar em equipe e estaremos expostos a todo tipo de atendimento. 

 

Está com dúvidas se a expedição é para você? Pode entrar em contato com um dos nossos voluntários de 2022: 

  • @mritacv
  • @veronicamwes
  • @taissacerqueira
  • @drronaldolima
  • @leotoniolo
  • @dr.josesilvany
  • @thafroes
  • @laiaclarissa
  • @mainardigiuliaa
  • @samuelwrodriguez
  • @renauracb

Confira fotos da Expedição Amazônia 2022