Skip to main content

Comunidades

Reserva Extrativista Arapixi, é uma unidade de conservação federal do Brasil, com aproximadamente 300 famílias. Está localizada no município de Boca do Acre, no Amazonas e a atividade econômica da região, é a coleta de castanhas e a extração do látex das seringueiras e a safra de cacau. 

A equipe atuou por dois dias na comunidade de Maracaju II, no Amazonas, pioneira no extrativismo do cacau nativo, sendo fonte de renda de muitas famílias na comunidade e na qual nossos voluntários puderam vivenciar e aprender um pouco desse processo.

A expedição

Entre os dias 22 e 31 de maio foram realizados atendimentos especializados em clínica médica, pediatria, ortopedia, ginecologia, dentista e oftalmologia.

Nosso encontro aconteceu em Rio Branco, de onde partimos para o município de Boca do Acre, já no estado do Amazonas. Esse percurso de 200km foi feito em aproximadamente 04 horas, por estradas de terra e asfalto. Da pequena Boca do Acre, iniciou-se uma viagem fluvial incrível, e chegamos à comunidade da etnia Kamicuã onde realizamos um dia inteiro de atendimentos.

No dia seguinte, saímos de barco ao amanhecer direto para Maracaju II, viagem que durou aproximadamente 1 hora e 40 minutos. Nossa recepção na comunidade foi com um delicioso almoço preparado pelas moradoras que também nos acolheram emprestando suas casas onde ficamos instalados por 4 dias. Dona Graça, líder da comunidade, organizou tudo para a nossa chegada e fez questão de estar presente durante a nossa visita.

Após esses 4 dias, voltamos para Rio Branco para encerrar nossa expedição no Espaço Kaxinawá, realizando atendimentos pela manhã e a noite fizemos uma vivência com a etnia Huni Kuin, com musica, dança, pinturas e comida.   

15
Voluntários
500
Atendimentos
3
Comunidades
37
Óculos de grau doados