Skip to main content
23 de fevereiro a 4 de março

Em 2022 o Instituto Dharma pisou pela primeira vez na terra dos nossos irmãos de uma longa história, a Angola. Junto com a ONG Amen e a Rede Social Vida Nova, atendemos a região de FUNDA, localizada a 45 km de distância de Luanda. Foi uma experiência rica em cultura, conhecimento e complexidade de casos atendidos. 

 

Com uma equipe enxuta de apenas 9 médicos e 3 dentistas, além do apoio da equipe de enfermagem local que possibilitou a troca de conhecimento em doenças mais comuns nessa região e o apoio logístico, fizemos 1.131 atendimento médicos, divididos entre Ginecologia, Pediatria, Urologia, Clínica Médica, Odontologia, além da distribuição de 50 óculos de grau. 

 

 

Tendo em mente a complexidade logística dessa expedição, em fevereiro deste ano, nossa coordenadora médica Mariana Sochaczewski  e a gerente de Projetos, Raquel Ribeiro, foram até Angola fazer a precursora da próxima expedição. Feito todo levantamento epidemiológico e estrutural decidimos por adiar a expedição para o começo de 2024 para que nossos voluntários tenham tempo hábil de se programar para uma expedição internacional.

 

Angola 2024

Nessa expedição, contaremos com o apoio das ONGs: Criança Feliz, Atos e Missionárias de Santa Teresinha, que vem fazendo um trabalho humanitário extremamente profissional com as comunidades que atendem, possibilitando o acesso à educação e saúde. 

 

Quem são os parceiros que estarão conosco: 

Irmãs missionárias de Santa Teresinha

Pertencentes à repartição de saúde de Talatona estão localizados na periferia do Camama- Bairro Simione – atualmente a estrutura deles conta com um posto de saúde, equipado com laboratório para exames, 

 

Criança Feliz

O Criança Feliz Angola é uma Organização Cristã, Não Governamental, sem fins lucrativos, que tem como objetivo intervir e transformar através de programas de desenvolvimento comunitário a realidade de Crianças e Famílias em situação de vulnerabilidade, que vivem abaixo da linha de pobreza estabelecida pela ONU (cerca de U$1,50 por pessoa, por dia).

Nascido de uma iniciativa da Igreja Batista Central de Belo Horizonte (Brasil) o Programa Criança Feliz foi Inaugurado em Lubango, aos 26 de agosto de 2014 pelos missionários Anderson e Flávia Costa e já é considerado por órgãos e instituições ligadas ao governo, como projeto referência no trato a crianças em situação de risco. Atualmente estamos em duas importantes capitais de Angola: Lubango e Benguela. Mas que como todos grandes centros urbanos, também sofre com a presença de áreas mais vulneráveis.

 

ONG ATOS

Atender populações socialmente vulneráveis em toda África, das urbanas até às mais remotas, proporcionando uma profunda mudança social, transformando-as em comunidades sustentáveis, resgatando assim a dignidade e a esperança de milhares de famílias africanas.

 

Quais as especialidades mais demandadas pela comunidade?

De acordo com o levantamento epidemiológico, idealmente precisaremos da seguinte equipe:

1 – Ginecologista

2 – Pediatras

1 Oftalmologista

1 – Ortopedista

1 – Dermatologista

1 – Radiologista

1 – Clinico Geral e todas especialidades que possam atuar como clínico geral 

 

NOSSOS ATENDIMENTOS

Realizaremos atendimentos em populações com variáveis densidades demográficas que estão carentes de assistência de saúde oferecendo atendimentos de  medicina de qualidade desde clínica geral e pediatria básica a diversas especialidades visando sempre contemplar as demandas de cada povoado conforme estudo já realizado

É importante levar em consideração que independente das especialidades, todos atuam como médico geral, atendendo adultos e crianças, além de auxiliar com a logística e possíveis ações de sustentabilidade na comunidade. Os não médicos podem atuar auxiliando os médicos e equipe logística entre outras funções que serão direcionadas. 

 

QUEM PODE PARTICIPAR? 

Qualquer profissional médico ou não médico é bem-vindo na expedição. Expedições internacionais, requerem um maior nível de resiliência e experiência com expedições voluntárias, por ter um desgate maior, de deslocamento, desconforto, e complexidade no atendimento.

Para a aprovação dos voluntários, será feito uma entrevista prévia, com as coordenadoras.

 

*Médicos formados no Brasil ou no Exterior, desde que possuam CRM válido, em acordo com a legislação brasileira.

 

QUANTO CUSTA?

R$700 dólares que precisarão ser levados em espécie, para pagamento no local da expedição.

R$4.000 à vista ou em até 10x (sem juros) sendo que o  último pagamento deve ser feito até o dia 20 de fevereiro.  

O valor pago por cada voluntário é uma doação que possibilita o Instituto Dharma realizar a expedição, cobrindo custos de logística, planejamento da expedição, manutenção de equipamentos, entre outros.

 

INCLUSO: **

  • 1 camiseta uniforme
  • Hospedagem e transporte a partir do aeroporto de Luanda e no retorno até o aeroporto de Luanda.
  • Alimentação: café da manhã e almoço – jantar nos dias de atendimento 

 

NÃO INCLUSO: 

  • Passagens aéreas
  • Seguro de viagem, que é OBRIGATÓRIO para todos(as) os voluntários(as)
  • Gastos pessoais
  • Visto
  • Vacinas: COVID E FEBRE AMARELA
  • Teste RT-PCR para COVID-19: até a presente data é obrigatório a apresentação na entrada

 

** Disposições gerais no termo de adesão a ser assinado;

 

SOBRE PASSAGEM ÁREA:

  • Existem duas companhias que fazem o trajeto para Luanda, TAAG Linhas Aéreas e GOL, temos um parceiro que pode auxiliar a emissão das passagens, sendo de responsabilidade do voluntário. O Instituto não tem qualquer vínculo com o mesmo. 

 

SOBRE O VISTO

Com documentação em mãos, aplicar o visto, que demora até 10 dias para sair, online e na entrada do país é feito o trâmite de pagamento, e emissão no passaporte.

  • A responsabilidade de emissão do visto é do voluntário, e o Instituto Dharma não se responsabiliza por vistos negados. 

 

IMPORTANTE:

  • Ficaremos alojados dentro das ONGS em dormitórios improvisados, com banheiro, porém com água limitada, e refeitório no local.
  • A locomoção será feita de van, pela equipe local, e nos dias de atendimento não teremos como sair para a cidade, apenas nos dias de locomoção e os dias de 
  • Antes de emitir a passagem favor checar com a gerente de Projetos as datas previstas de chegada
  • Teremos um voo interno – portanto as malas devem ser limitadas a 15kg 

 

O que levar em consideração para os gastos extras previstos:

  • Visto na entrada U$120
  • Angola é um país caro – é 27% mais caro do que Brasil 
  • Custo do Chip
  • Custo Água

 

O QUE LEVAR COMO VOLUNTÁRIO?

Será enviado um check list aos voluntários selecionados.

 

O QUE LEVAR COMO MÉDICO?

Os voluntários médicos, que tiverem seus próprios equipamentos precisam levar:

  • Estetoscópio, termômetro, oxímetro, medidor de pressão entre outros que possam ser úteis para os atendimentos.
  • 2 máscaras N95 para cada dia de atendimento + 2 de reserva

 

OBRIGAÇÕES DO VOLUNTÁRIO:

Participar das capacitações (online), onde explicaremos todas as atividades que desenvolveremos, auxiliaremos nas dúvidas dos atendimentos, boas práticas do voluntariado, comunicação não violenta entre outros. 

Apresentar carteira de vacinação COVID e teste PCR ou antígeno 48 horas antes do embarque. 

 

FATOS – CONSIDERE ANTES DE SE CANDIDATAR

Esta expedição é realizada numa área remota, de difícil acesso. A viagem até os locais de atendimento inclui um transporte difícil – uma viagem que pode ser muito desgastante. O ambiente também é desafiador. As acomodações são muito simples, a água potável é um recurso limitado, e o sinal de internet é precário e por muitas vezes INEXISTENTE. Esteja preparado para abrir mão de conforto, comer uma comida bem diferente da sua e encarar situações onde a resiliência e o improviso serão necessários. E aí, aceita o desafio?

 

PROTOCOLOS COVID-19 

TODOS os(as) voluntários(as) – sem exceção – vacinados ou não, devem apresentar resultado de teste PCR ou antígeno, realizado até 48 horas antes do embarque. Além de uma cópia da carteira de vacinação. 

 

IMPORTANTE

A expedição de saúde são generalistas.

Medicina para uma área que não tem acesso a saúde, logo é uma MEDICINA BÁSICA. 

Nos casos das especialidades que tiverem demanda, o mesmo atuará na sua área, os demais serão clínicos gerais. 

Todos os médicos têm que estar aptos para atender criança e adulto. Independente da especialidade, precisamos trabalhar em equipe e estaremos expostos a todo tipo de atendimento. 

 

A CHANCE DE FAZER A DIFERENÇA PARA QUEM MAIS PRECISA. 

Uma expedição voluntária é um mergulho na cultura e na vida de uma comunidade. Uma experiência única, de verdade, sem filtros. Entender como as pessoas vivem e entender sua realidade. É a chance de fazer a diferença de fato, de maneira efetiva e prática. É poder mudar o mundo, com suas próprias mãos.

Confira fotos da Expedição Angola 2022

Inscreva-se