Skip to main content

Viagem Chapada Diamantina 2025

27 de março a 06 de abril de 2025

A primeira Viagem Médica do Dharma para a Chapada Diamantina foi em 2021 e desde então o Dharma volta todos os anos para essa localidade, mas atendendo vilas e quilombos distintos a cada ano. Neste ano voltaremos às regiões que atendemos nos primeiros anos e algumas serão a primeira vez.

Nossa ação será nos povoados de Lençóis, Palmeiras e Nova Redenção.

Lençóis, localizado no Estado da Bahia, sua população, conforme estimativas do IBGE de 2021, é de 11.586 habitantes. Conhecida como portal da Chapada Diamantina, Lençóis é tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). O índice da mortalidade infantil é de 29,2 óbitos para cada mil nascidos vivos. Apesar da base da viagem ser o município de Lençóis, iremos atender aos povoados – regiões mais carentes do município, em sua grande maioria sem água encanada, tratamento de lixo ou esgoto.

Nova Redenção tem uma população estimada de 7.538 . O Município encontra-se inserido na bacia do rio Paraguaçu e o riacho da Pedra. O IDH é de 0,537 e a  taxa de mortalidade infantil média na cidade é de 23,81 para 1.000 nascidos vivos. Apenas 0,1% dos domicílios apresentam esgoto sanitário adequado.

Palmeiras se localiza na Chapada Diamantina, na região das Lavras. Todo o seu território está incluído no Polígono das Secas, e parte está no Parque Nacional da Chapada Diamantina. De acordo com o censo demográfico de 2010 a população do município era de 8 410 habitantes. O IDH é de 0,643. O setor agropecuário é a segunda principal atividade produtiva no município, sendo a primeira o turismo.

Os povoados que iremos atender são afastados e o transporte é feito por estrada de terra em 4×4.

Nessa viagem, durante dez dias, levaremos atendimento especializado para locais de extrema necessidade.

Na Viagem Médica Chapada Diamantina, uma ação médica em grupo, você poderá atuar e ser um voluntário participativo na nossa jornada, que durará de 27 de março a 06 de abril de 2025, recebendo, ao final, um certificado de conclusão. A Chapada Diamantina é uma região de serras, situada no centro do estado  da Bahia. A vegetação é exuberante, composta de espécies da caatinga semiárida e da flora serrana.

A população é espalhada por povoados e quilombos,  alguns sem infraestrutura básica.

NOSSOS ATENDIMENTOS

Realizaremos atendimentos a populações que estão carentes de assistência de saúde, oferecendo atendimentos de medicina de qualidade desde clínica geral e pediatria básica a diversas especialidades, visando sempre contemplar as demandas de cada povoado conforme estudo realizado.

É importante levar em consideração que, independente das especialidades, todos atuam como médico geral, atendendo adultos e crianças, além de auxiliar com a logística e possíveis ações de sustentabilidade na comunidade. Os não médicos podem atuar auxiliando os médicos e equipe logística entre outras funções que serão direcionadas.

QUEM PODE PARTICIPAR?

Qualquer profissional médico* ou não é bem-vindo para a expedição. O mais importante é querer trabalhar, somar e fazer a diferença. Para a aprovação dos voluntários, será feita uma entrevista prévia, com as coordenadoras.

*Médicos formados no Brasil ou no Exterior, desde que possuam CRM válido, de acordo com a legislação brasileira.

ROTEIRO:

CHEGADA: 27 DE MARÇO – transfer Aeroporto – pousada

ATENÇÃO: O TRANSFER SAIRÁ DO AEROPORTO DE SALVADOR ÀS 14h

RETORNO: 06 DE ABRIL – transfer pousada-aeroporto

ATENÇÃO: CHEGADA NO AEROPORTO ÀS 12h

CRONOGRAMA:

27/03: Chegada em Lençóis e acomodação. Passeio no Serrano e jantar na cidade histórica de Lençóis.

28/03: Integração do time, trilha do Ribeirão e trekking no Poço do Diabo e Morro do Pai Inácio. Parque Nacional Chapada Diamantina.

29/03: Atendimento na comunidade de Lençóis.

30/03: Atendimento na comunidade de Riachãozinho.

31/03: Atendimento na comunidade Santo José. Passeio no Poço Azul com almoço. Segue para pernoite em Mucugê.

01/04: Atendimento na comunidade Nova Redenção. Pernoite em Mucugê.

02/04: Atendimento no povoado Peruca e assentamento Morena. Retorno para Lençóis.

03/04: Atendimento nas Comunidades de Palmeiras. Segue viagem para o Vale do Capão.

04/04: Atendimento no Vale do Capão.

05/04: Passeio na Cachoeira da Fumaça e retorno para Lençóis.

06/04: Transfer para aeroporto, voo de retorno.

*O itinerário disponível aqui está sujeito a mudanças devido às condições climáticas, às mudanças políticas/administrativas do local em questão, às companhias aéreas, e também em ajuste à logística dos atendimentos para melhor atender às comunidades locais.

* Povoados onde serão realizados atendimento também podem sofrer alterações de acordo com mapeamento.

Sobre as atrações turísticas

  • Poço Azul: Flutuar nas águas azuladas e transparentes do Poço Azul é uma das experiências mais desejadas por quem visita a Chapada Diamantina.
  • Poço do Diabo: A Cachoeira do Poço do Diabo é um lugar de paz e tranquilidade, perfeito para quem não gosta de trilhas muito longas e cansativas.
  • O visual da Cachoeira da Fumaça está entre os mais belos cenários da Chapada Diamantina. São, aproximadamente, 340 metros de queda d’água cercada por espetaculares paredões rochosos que formam um cenário mágico em meio à natureza exuberante do Vale do Capão.

QUANTO CUSTA?

R$5.950,00

Formas de pagamento: cartão de crédito ou boleto bancário

À vista ou em até 6x (sem juros) sendo que o último pagamento deve ser feito até o dia 25 de março de 2025.

O valor pago por cada voluntário é uma doação que possibilita o Instituto Dharma realizar a ação, cobrindo custos de logística, planejamento da ação, manutenção de equipamentos, entre outros.

Incluso:

  • Todo material a ser utilizado durante as atividades
  • Todos os traslados e logística da viagem
  • Transporte em todos os dias para as atividades
  • Acompanhamento da equipe de coordenação
  • Hospedagem para todos os dias
  • Alimentação (café da manhã, almoço e/ou lanche de trilha e jantar todos os dias)
  • Kit voluntário Dharma
  • Auxílio da Equipe
  • Capacitação online via videoconferência antes do embarque
  • Certificado de voluntariado
  • PDF com todas as instruções e informações sobre o local e projeto
  • Taxas administrativas

NÃO incluso:

  • Passagens aéreas, deverá ser reservada e paga pelo voluntário à parte.
  • Seguro de viagem, que é OBRIGATÓRIO para todos(as) os voluntários(as)
  • Gastos pessoais, alimentação fora a fornecida.

SOBRE PASSAGEM AÉREA:

  • Os voluntários deverão reservar e comprar suas passagens de ida e volta para Salvador – oferecemos transfer até a pousada em Lençóis.
  • Podem optar por comprar direto para Lençóis, o aeroporto fica a 20 min da pousada e tbm haverá transfer, porém, datas e horários de voo são restritos podendo haver cancelamento. Todos devem chegar ao Aeroporto de Salvador- Bahia, no dia 27/03,  até às 13h. O transfer sairá do aeroporto com destino a Pousada às 14h.
  • Caso os voluntários chegam por outra modalidade de locomoção ou em data diferente, devem considerar as datas e horários acima como ponto de encontro. Caso o voluntário não consiga atender aos horários, terá que arcar com seu próprio deslocamento até o local de hospedagem.

FATOS – CONSIDERE ANTES DE SE CANDIDATAR

Esta viagem é realizada numa área relativamente remota. A viagem até os locais de atendimento pode incluir um transporte difícil – uma viagem que pode ser desgastante. O ambiente também é desafiador. As acomodações são muito simples, a água potável é um recurso limitado, e o sinal de internet é precário e por muitas vezes INEXISTENTE. Esteja preparado para abrir mão de conforto, comer uma comida bem diferente da sua e encarar situações onde a resiliência e o improviso serão necessários. E aí, aceita o desafio?

IMPORTANTE

Os médicos das Viagens DHARMA de saúde atuam como generalistas.

Medicina para uma área que não tem acesso a saúde, logo é uma MEDICINA BÁSICA. Nos casos das especialidades que tiverem demanda, o mesmo atuará na sua área, os demais serão clínicos gerais.

Todos os médicos têm que estar aptos para atender criança e adulto. Independente da especialidade, precisaremos trabalhar em equipe e estarmos expostos a todo tipo de atendimento.

A CHANCE DE FAZER A DIFERENÇA PARA QUEM MAIS PRECISA.

Uma viagem voluntária é um mergulho na cultura e na vida de uma comunidade. Uma experiência antropológica única, de verdade, sem filtros. Entender como as pessoas vivem e entender sua realidade. É a chance de fazer a diferença de fato, de maneira efetiva e prática. É poder mudar o mundo, com suas próprias mãos. E, surpreenda-se, você ganha bem mais do que dá!

Inscrições Abertas