Projeto Flor Menina – Bahia
Este projeto foi idealizado durante uma ação médica do Instituto Dharma, abril de 2023 e 2024, depois dos atendimentos realizados na comunidade Estiva e São José, no município de Lençóis – BA, onde constatou- se uma necessidade urgente de apoio e suporte às meninas menores de idade.
Foi verificado que as meninas desta comunidade e seu entorno não têm acesso a apoio psicossocial e educação de qualidade, o que coloca essa parcela da população local em situação de vulnerabilidade social, trazendo consequências como: gravidez precoce, evasão escolar e falta de perspectivas de futuro.
O projeto destina-se a criar vínculo de confiança nos grupos operativos, para trabalhar questões de auto-valorização do feminino, auto-respeito e educação não violenta e não discriminatória ao gênero feminino. Além disso, serão ministradas oficinas de artesanato para promover a auto-sustentabilidade com forma de atrair o interesse em participar do projeto e de geração de renda às meninas.
Objetivo Principal
Realização de Grupos Operativos, para informar, levantar dados,
fortalecer e empoderar meninas menores de idade da Comunidade São José e
seu entorno, que se encontram em situação de risco e/ou vulnerabilidade social.
