Expedição Downwind Solidário 2022
de 31 de Agosto a 11 de Setembro
GO WITH THE FLOW
Downwind significa “a favor do vento”. Modalidade do kitesurf onde começamos a velejar em um ponto e terminamos em outro. São pequenas “viagens” pela costa onde você se aventura velejando beirando as praias – muitas não são nem acessíveis de carro. Velejo entre bocas de rios e braços de mar e manguezais. Paisagens incríveis de pequenas vilas de pescadores, usinas eólicas. Cenários únicos do litoral brasileiro, um dos melhores exemplos da beleza natural e cultural do Brasil.
POR QUE SOLIDÁRIO?
Porque o intuito também é ajudar as populações por onde iremos passar.
Com um grupo composto de médicos e outras profissões, como voluntários, nossos esforços se voltarão a dar atendimento básico de saúde a comunidades isoladas que muitas vezes têm pouco ou nenhum acesso à medicina.
Em outras palavras, unimos o útil ao agradável: a paixão pelo esporte, pela aventura e pela viagem, com ajuda ao próximo.
COMO FUNCIONA?
Downwind solidário é a única expedição itinerante do Dharma. Isso significa que iniciamos em um ponto, Macapá, Piauí, e encerramos em outro, Atins, Maranhão.
A equipe ÁGUA, de velejadores, faz o percurso via mar, enquanto equipe TERRA (não velejadores e eequipe técnica) faz o trecho por “TERRA”(algumas vezes água também, mas trajetos diferentes) . Todos se encontram no mesmo ponto, e o atendimento acontece no dia seguinte ao velejo, e dessa forma sucessivamente, um dia de velejo, e um dia de atendimento no local que chegamos.
Este ano atenderemos a mesma região de 2021, iniciando em Parnaíba, no Piauí, passando pelas Ilhas Canárias e comunidades entorno do Delta do Maranhão, Arpoador, e encerrando em Atins.
Nessa expedição, além da coordenação médica e logística que temos de praxe nas nossas expedições, contamos com o suporte do Jailson da GKC Water Sports @gkc_watersports e seus guias, que auxiliam o time de velejadores e sempre nos lembra que “vai dar certo! ” .
Serão duas equipes:
Equipe Água: Que fará o percurso Downwind, e pela complexidade do trajeto,, há a necessidade do nível intermediário e avançado de velejo (kitesurf), pois será um trajeto longo por água. Serão 250 km de Costa aproximadamente.
Equipe Terra: o trajeto será feito por meio de veículos (carro, voadeira, barco) no paralelo ao time de Downwind.
NOSSOS ATENDIMENTOS
Realizaremos atendimentos em populações com variáveis densidades demográficas que estão carentes de assistência de saúde oferecendo atendimentos de medicina de qualidade desde clínica geral e pediatria básica a diversas especialidades visando sempre contemplar as demandas de cada povoado conforme estudo já realizado
É importante levar em consideração que independente das especialidades, todos atuam como médico geral, atendendo adultos e crianças, além de auxiliar com a logística e possíveis ações de sustentabilidade na comunidade. Os não médicos podem atuar auxiliando os médicos e equipe logística entre outras funções que serão direcionadas.
QUEM PODE PARTICIPAR?
O downwind requer uma excelente forma física, além é claro, do nível intermediário ao avançado na prática de kitesurf – o que é imprescindível. O ambiente também é desafiador: bastante tempo no mar, muito sol e calor, farão parte dos dias de atendimento nas comunidades na costa. Serão selecionados profissionais médicos e não médicos para esta expedição.
A expedição é aberta a médicos* e pessoas em geral – que mesmo sem qualificação médica queiram trabalhar como voluntários na organização, triagem, farmácia e serviços gerais.
O mais importante: é querer trabalhar, somar e fazer a diferença.
*Médicos formados no Brasil ou no Exterior, desde que possuam CRM válido, em acordo com a legislação brasileira.
QUANTO CUSTA?
R$7.600,00 por pessoa
Formas de pagamento:
- Á vista ou em até 4x (sem juros) sendo que o último pagamento deve ser feito até o dia 25 de agosto.
Para parcelamento acima de 4x, considerar inclusão das taxas de parcelamento da plataforma – Consultar possibilidades.
O valor pago por cada voluntário é uma doação que possibilita o Instituto Dharma realizar a expedição.
INCLUSO**: Uniforme Dharma, hospedagem e transporte à partir do aeroporto de Parnaíba, no Piauí e até o aeroporto de São Luiz, Maranhão, Alimentação: café da manhã.
NÃO INCLUSO: passagens aéreas, seguros***, gastos pessoais, visto, vacinas e teste RT-PCR para COVID-19.
** Disposições gerais no termo de adesão a ser assinado;
*** A Contratação de seguro de viagem é OBRIGATÓRIO para todos(as) os voluntários(as)
O QUE LEVAR COMO VOLUNTÁRIO?
É importante ir com um mochilão para facilitar o transporte e deslocamento, roupas leves e confortáveis para os dias de atendimento e traje de banho para o velejo. Além dos itens básicos de higiene.
Essa expedição tem uma logística complexa e a bagagem deve ser mínima. Por isso limitamos 1 mochila de 35L + 1 mochila dia-a-dia para todos. Para velejadores: 2 kites e 2 pranchas p/ velejadores
Lembrando que estaremos em locais de preservação natural, com pouco ou quase nenhum sistema de coleta de resíduos, por isso, precisamos pensar nos produtos que levaremos, tanto o que pode gerar lixo, quanto o químico que será liberado dos produtos.
O QUE LEVAR COMO MÉDICO?
Os voluntários médicos, que tiverem seus próprios equipamentos precisam levar:
- Estetoscópio, termômetro, oxímetro, medidor de pressão entre outros que possam ser úteis para os atendimentos.
- 2 máscara N95 para cada dia de atendimento + 2 de reserva
- Medicamentos – dentro da sua especialidade, estimulamos levar amostra grátis do que é básico para o seu atendimento.
O QUE FORNECEMOS?
ULTRASSOM: O Instituto Dharma possui um Ultrassom Portátil de última geração, da marca Canon Medical, para uso em suas expedições levando tecnologia e facilitando o diagnóstico dos pacientes em campo.
DIVERSOS: Estetoscópio, termômetro, oxímetro, medidor de pressão
OFTALMOLOGIA: retinoscópio e oftalmoscópio – 110v + mala de lente de provas
GINECOLOGIA: junto com os agentes de saúde e secretaria envolvidas, buscamos doação para kit para coleta de preventivo.
OTORRINO: otoscópio
INSUMOS: luva, álcool, lençol para maca, papel toalha entre outro insumos necessários para expedição/.
OBRIGAÇÕES DO VOLUNTÁRIO
Participar das capacitações (online), onde explicaremos todas as atividades que desenvolveremos, auxiliaremos nas dúvidas dos atendimentos, boas práticas do voluntariado, comunicação não violenta entre outros.
Apresentar carteira de vacinação COVID e teste PCR ou antígeno 48 horas antes do embarque.
FATOS – CONSIDERE ANTES DE SE CANDIDATAR
Esta expedição é realizada numa área remota, de difícil acesso. A viagem até os locais de atendimento inclui um transporte difícil, via barco, voadeiras, caminhadas – uma viagem que pode ser muito desgastante. O ambiente também é desafiador. As acomodações são muito simples, a água potável é um recurso limitado, e o sinal de internet é precário e por muitas vezes INEXISTENTE. Esteja preparado para abrir mão de conforto, comer uma comida bem diferente da sua e encarar situações onde a resiliência e o improviso serão necessários. E aí, aceita o desafio?
PROTOCOLOS COVID-19
TODOS os(as) voluntários(as) – sem exceção – vacinados ou não, devem apresentar resultado de teste PCR ou antígeno, realizado até 48 horas antes do embarque. Alem de uma cópia da carteira de vacinação.
IMPORTANTE
A expedição de saúde são generalistas.
Medicina para uma área que não tem acesso a saúde, logo é uma MEDICINA BÁSICA.
Nos casos das especialidades que tiverem demanda, o mesmo atuará na sua área, os demais serão clínicos gerais.
Todos os médicos têm que estar aptos para atender criança e adulto. Independente da especialidade, precisamos trabalhar em equipe e estaremos expostos a todo tipo de atendimento.
A CHANCE DE FAZER A DIFERENÇA PARA QUEM MAIS PRECISA
Uma expedição voluntária é um mergulho na cultura e na vida de uma comunidade. Uma experiência única, de verdade, sem filtros. Entender como as pessoas vivem e entender sua realidade. É a chance de fazer a diferença de fato, de maneira efetiva e prática. É poder mudar o mundo, com suas
próprias mãos.
ROTEIRO
CHEGADA: 31 DE AGOSTO – AEROPORTO PARNAÍBA – PIAUÍ
ATENÇÃO: voos limitados para este aeroporto!
RETORNO: 11/SETEMBRO – AEROPORTO DE SÃO LUIZ DO MARANHÃO
ATENÇÃO: Comprar passagens depois das 17h
Dia 1 – 31/AGO – Chegada por Parnaíba e vai para a praia de Macapá
Dia 2 – 1/set – Downwind – Macapá para as Ilhas Canárias – 60km de velejo, trecho Fácil.
Dia 3 – 2/set – 1o Atendimento Ilhas Canárias
Dia 4 – 3/set – 2o Atendimento – Passarinhos e Ilhas Canárias
Dia 5 – 4/set – Downwind de Canárias para a Ilha do Feijão 12km velejando
Dia 6 – 5/set – 3o Atendimento em Caiçaras + Torto
Dia 7 – 6/set – 4o Atendimento Morro do Meio
Dia 8 – 7/set – Downwind da ILha do Feijão para Arpoador – 70km –
Dia 9 – 8/set – 5o atendimento – Arpoador
Dia 10 – 9/set – Downwind – Arpoador para Atins
Dia 11 – 10/set – Day Off – equipe reunida nos Lençois Maranhenses para velejo e passeio.
Dia 12 – 11/set – Saída de Atins para Barreirinhas e aeroporto de São Luiz. Previsão de chegada às 14h.