Skip to main content

Desde 2019, o Instituto Dharma realiza expedições para a Amazônia na região do Céu do Mapiá e entorno, promovendo saúde, através do atendimento médico, compreensão das necessidades do indivíduo, conscientização sobre o meio ambiente e desenvolvimento auto sustentável.

Realidade:

Nessas expedições, identificamos que as meninas da comunidade Vila Céu do Mapiá e entorno não têm acesso a apoio psico-social e educação de qualidade, o que coloca essa parcela da população local em situação de vulnerabilidade social.

Resultando em consequências como:  Gravidez precoce, evasão escolar e falta de perspectivas de futuro.

Dados do IBGE confirmam que no Brasil, 1 em cada 7 bebês é filho de mãe adolescente e de 10 meninas grávidas ou com filhos, 6 não trabalham e não estudam.

Objetivo:

O Projeto Flor Menina do Mapiá, Arte Terapia, apoio e empoderamento de valores das meninas do Mapiá, na Amazônia, é uma parceria do Instituto Dharma, da Santa Casa e da Comunidade Jardim da Natureza na Vila Céu do Mapiá.

Este projeto tem o objetivo de desenvolver meninas e adolescentes nos eixos psicossocial e econômico, da comunidade Vila Céu do Mapiá e entorno, através de oficinas de artesanato, para promoção da auto sustentabilidade econômica das jovens em idade laboral.

O ponto inovador deste projeto é o apoio psicológico às beneficiárias, visando cuidar não somente do desenvolvimento econômico, mas também da saúde mental e emocional das meninas e jovens.

O projeto:

O projeto visa trabalhar com Grupos Operativos de Arte e Artesanato, realizando  encontros, oficinas e vivências, na busca de despertar as meninas e jovens em relação aos seus direitos, deveres, necessidades pessoais e assuntos ligados à valorização do feminino, envolvendo  os seguinte pilares:

  • Feminino: O respeito com feminino e anatomia do seu corpo
  • Saúde:  Cuidados básicos com a saúde, incluindo a nutrição.
  • Direitos: Noções básicas dos direitos da criança e adolescente, abordando a violência sexual e gravidez precoce.
  • Emocional: Os relacionamentos emocionais e os sentimentos.

desenvolvimento econômico é fundamental em áreas de pobreza e escassez, por isso o projeto visa o retorno financeiro com a venda dos artesanatos, para que as mesmas sejam autosustentáveis.

Data de início dos Grupos Operativos em 22/maio/2021

40

Meninas de 10 a 18 anos

12

Oficineiras Voluntárias

9

Temas nas Oficinas