Project Description

FLOR MENINA

Desde 2019, o Instituto Dharma realiza expedições para a Amazônia na região do Céu do Mapiá e entorno, promovendo saúde, através do atendimento médico, compreensão das necessidades do indivíduo, conscientização sobre o meio ambiente e desenvolvimento auto sustentável.

REALIDADE:

Nessas expedições, identificamos que as meninas da comunidade Vila Céu do Mapiá e entorno não têm acesso a apoio psico-social e educação de qualidade, o que coloca essa parcela da população local em situação de vulnerabilidade social.

Resultando em consequências como:  Gravidez precoce, evasão escolar e falta de perspectivas de futuro.

DADOS DO IBGE CONFIRMAM QUE NO BRASIL, 1 EM CADA 7 BEBÊS É FILHO DE MÃE ADOLESCENTE.

E DE 10 MENINAS  GRÁVIDAS OU COM FILHOS, 6 NÃO TRABALHAM E NÃO ESTUDAM.

OBJETIVO:

O Projeto Flor Menina do Mapiá, Arte Terapia, apoio e empoderamento de valores das meninas do Mapiá, na Amazônia, é uma parceria do Instituto Dharma, da Santa Casa e da Comunidade Jardim da Natureza na Vila Céu do Mapiá.

Este projeto tem o objetivo de desenvolver meninas e adolescentes nos eixos psicossocial e econômico, da comunidade Vila Céu do Mapiá e entorno, através de oficinas de artesanato, para promoção da auto sustentabilidade econômica das jovens em idade laboral.

O ponto inovador deste projeto é o apoio psicológico às beneficiárias, visando cuidar não somente do desenvolvimento econômico, mas também da saúde mental e emocional das meninas e jovens.

O PROJETO:

O projeto visa trabalhar com Grupos Operativos de Arte e Artesanato, realizando  encontros, oficinas e vivências, na busca de despertar as meninas e jovens em relação aos seus direitos, deveres, necessidades pessoais e assuntos ligados à valorização do feminino, envolvendo  os seguinte pilares:

  • FEMININO: O respeito com feminino e anatomia do seu corpo
  • SAÚDE:  Cuidados básicos com a saúde, incluindo a nutrição.
  • DIREITOS: Noções básicas dos direitos da criança e adolescente, abordando a violência sexual e gravidez precoce.
  • EMOCIONAL: Os relacionamentos emocionais e os sentimentos.

O desenvolvimento econômico é fundamental em áreas de pobreza e escassez, por isso o projeto visa o retorno financeiro com a venda dos artesanatos, para que as mesmas sejam autosustentáveis.

Data de início dos Grupos Operativos em 22/maio/2021

OFICINAS DE MAIO:

PRIMEIRAS PEÇAS FLOR MENINA:

GALERIA:
0
Meninas de 10 a 18 anos
0
Oficineiras Voluntárias
0
Temas nas Oficinas
DOE AGORA

FAÇA A DIFERENÇA

Seja a mudança que você quer ver no mundo.

SEJA VOLUNTÁRIO
DOE AGORA

OUTROS PROJETOS