Project Description
EXPEDIÇÃO MÉDICA VV/DHARMA SERTÃO – 2017
Dentro dos mesmos moldes realizados na expedição de 2016, em parceria com a Volunteer Vacations, levamos desta vez 26 voluntários para atender as comunidades carentes no sertão do Piauí, de 27/10 a 5/11 de 2017.
Duas novas comunidades foram inseridas no roteiro de atendimento, que incluiu Ramada (ainda na Serra do Inácio) e Quilombo de São Martins (município de Betânia do Piauí). Em 9 dias de trabalho, aumentamos 40% o número de pacientes atendidos em relação ao ano anterior, totalizando 2.752 procedimentos médicos.
Desta vez, já realizamos o trabalho de tabulação e análise de dados dos atendimentos por especialidade.
ATENDIMENTO POR ESPECIALIDADE:
Alguns dados interessantes levantados:
- A renda familiar média é de R$ 489,00 e a média de pessoas por residência é de 5 pessoas (isso dá um total de R$3,36 por dia, por pessoa, para subsistência).
Pudemos notar que em algumas localidades, os casos mais graves atendidos em 2016, não tiveram que ser atendidos em 2017. Também acompanhamos a evolução de alguns casos de pacientes, graças ao histórico registrado em 2016. Em todas as ocorrências os pacientes evoluíram bem. De modo geral, a saúde das pessoas estava melhor um ano depois de nossa visita.
Na área sócio-econômica e de geração de renda, identificamos a possibilidade de iniciar um projeto chamado “sisteminha”. O Sistema Integrado para Produção de Alimentos, ou “Sisteminha Embrapa”, hoje atende centenas de famílias dos estados do Piauí e Maranhão. O Sistema combina a criação de peixes em tanques, construídos com materiais simples como palha, barro, papelão, madeira e plástico, e a água dos tanques é usada também para a irrigação de horta para plantação de hortaliças, legumes e até árvores frutíferas.
“Tecnologia de produção integrada de alimentos que consiste num rodízio de produção que envolve a produção integrada de frutas, hortaliças, aves, pequenos animais (porquinho da Índia) e peixes, com a recirculação de nutrientes a partir da criação de peixes. O Sisteminha Embrapa é uma tecnologia de produção integrada de alimentos, fundamentada em quatro princípios: 1) Miniaturização; 2) Replicabilidade; 3) Escalonamento da produção; 4) Segurança alimentar e nutricional, apropriada para agricultores familiares.
O Sisteminha também recebeu dois prêmios nacionais (Embrapa 2012 e Prêmio da Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social 2013) e o prêmio internacional da Rede Innovagro 2014, com sede no México. A solução pode ser utilizada no Brasil inteiro e exterior, e vem se tornando política pública, com projetos de instalação de mais de 3 mil Sisteminhas.
Esta solução tecnológica foi desenvolvida pela Embrapa em parceria com outras instituições.”
Fonte: Embrapa
PARA SABER MAIS:
Aplicamos recursos num primeiro piloto de sisteminha que foi implantado, e que até o momento este se mostrando eficiente. Tão logo o modelo se comprove de fato eficaz e viável nas comunidades em que atuamos, faremos um plano de captação de recursos e instalação de outras unidades.
Para 2018 planejamos realizar 2 expedições médicas simultâneas: além desta para o sertão do Piauí, uma outra em região ainda a ser definida (sertão da Bahia ou Amazônia).
Esta expedição foi financiada pela edição do segundo livro Dharma e teve como patrocinadores/apoiadores:
FOTOS:
PATROCINADORES:
(Expedição Katerre, Tone Construtora, Mundus Turismo)
APOIADORES:
FAÇA A DIFERENÇA
Seja a mudança que você quer ver no mundo.