EXPEDIÇÃO MÉDICA BRASIL
CHAPADA DIAMANTINA BAHIA
23 DE ABRIL A 4 DE MAIO de 2022
Descrição do local de atendimento
O parque nacional da Chapada Diamantina tem uma área em torno de 150 mil hectares e foi criado em 1985. Um dos destinos turísticos imperdíveis da Bahia e um dos melhores do ecoturismo brasileiro e os motivos para tal são diversos. O parque (que abrange a Serra do Sincorá, Lençóis, Palmeiras, Andaraí e Mucugê) conta com diversas cachoeiras, trilhas, montanhas, natureza exuberante, cavernas e outros muitos atrativos. A rica biodiversidade e os diferentes ecossistemas possibilitam uma conexão mágica com a natureza. Os povoados do entorno, que habitam principalmente regiões mais áridas, onde predomina a caatinga, serão o foco de atendimento desta expedição (Estiva, Remanso, São José, Itaete, Iramaia, Lençois)
Nossos atendimentos
Escolhemos patologias específicas em várias áreas de especialidades médicas para atender um número pré-estimado de pacientes, nos povoados na Chapada, que não têm acesso aos procedimentos de atenção básica à saúde, entre elas as principais demandas: clínica médica, ginecologia, oftalmologia, pediatria e dentistas. Serão aproximadamente, 1.000 pessoas a serem atendidas nesta expedição.
Quem pode participar? Vagas também para não-médicos
A expedição é aberta a médicos*, pessoas em geral – que mesmo sem qualificação médica queiram trabalhar como voluntários na organização, triagem e serviços gerais: professores, advogados, arquitetos, engenheiros etc. O mais importante: é querer trabalhar, somar e fazer a diferença.
**Médicos formados no Brasil ou no Exterior, desde que possuam CRM válido, em acordo com a legislação brasileira.
Nossas vagas na área da saúde
- 2 Clínico Geral,
- 2 Ginecologia,
- 1 Radiologista (USG),
- 2 Pediatras,
- 2 Odontologia,
- 2 Oftalmologista,
- 1 Ortopedista,
- 1 Profissional especializado em saúde mental (Psiquiatra ou Psicólogo),
- 1 Otorrino,
- 1 Farmacêutico.
Nossas vagas em outras profissões
- 1 Comunicação: Fotógrafo, Cinegrafista, Social Media
- 2 Apoio logístico (acadêmicos de medicina ou quaisquer profissionais fora da área de saúde)
- 1 Estudante
Sua profissão/especialidade não está acima?
Não tem problema, todos os profissionais são bem-vindos, a lista acima refere-se a necessidade da expedição e do local, e algumas vezes não conseguimos todos os profissionais e adaptamos de acordo com os profissionais que têm interesse. Se você acredita que pode ajudar nessa missão, inscreva-se e entraremos em contato!
Quanto Custa?
R$ 5.900,00/ pessoa. O valor pago por cada voluntário é uma doação que possibilita o Instituto Dharma realizar a expedição. Pagamento parcelado em 4x, sendo que a última parcela deverá ser paga até 05 dias antes do embarque.
INCLUSO**: alimentação, transporte, hospedagem, acompanhamento de guias nas trilhas, ingressos, passeios do Day Off.
NÃO INCLUSO: passagens aéreas, seguros***, gastos pessoais, visto, vacinas e teste RT-PCR para COVID-19
Vagas limitadas: máximo de 20 voluntários;
** Disposições gerais no termo de adesão a ser assinado;
*** A Contratação de seguro de viagem é OBRIGATÓRIO para todos(as) os voluntários(as)
Cronograma – 24 de Abril a 4 de Maio
- 24/4 – Chega em Salvador até às 12h (caso não tenha voo direto para Lençois) – deslocamento para Lençois
- 25/4 – Integração com trekking e cachoeira
- 26/4 – Atendimento em Estiva ou Volta do Americo
- 27/4 – Atendimento na Periferia de Lençóis.
- 28/4 – Atendimento em Remanso. Jantar na comunidade.
- 29/4 – Atendimento em Remanso, com passeio de barco a remo em Marimbus, cachoeira Roncador.
- 30/4 – deslocamento para Mucugê, com possível parada em povoado São José.
- 1/5 – atendimento em Itaete
- 2/5 – atendimento em Iramaia
- 3/5 – day off- cachoeira Herculano ou Encantada
- 4/5 – retorno para Salvador – chegada prevista 12h.
* O itinerário disponível aqui está sujeito a mudanças devido à pandemia, às condições climáticas ou mudanças políticas/administrativas do local em questão, e/ou das companhias aéreas, também em ajuste à logística dos atendimentos para melhor atender as comunidades locais;
Fatos – Considere antes de se candidatar
Esta expedição é realizada numa área remota, de difícil acesso. A viagem até os locais de atendimento inclui um transporte difícil, em estrada de terra, num percurso longo – uma viagem que pode ser muito desgastante. O ambiente também é desafiador, a começar pelo clima quente, além de muito sol e aridez (Sertão da Bahia!). As acomodações são muito simples, a água potável é um recurso limitado, e o sinal de internet é precário e por muitas vezes INEXISTENTE. Esteja preparado para abrir mão de conforto, comer uma comida bem diferente da sua e encarar situações onde a resiliência e o improviso serão necessários. E aí, aceita o desafio?
COVID-19 – TODOS OS PARTICIPANTES deverão apresentar sua carteira de vacinação atualizada obrigatoriamente e também o resultado de teste RT-PCR realizado até 3 dias antes do embarque.
Equipe da Expedição
Laís Betty
É Bióloga graduada e pós-graduada em Citogenética pelo Instituto de Biociências da USP – SP, foi coordenadora do curso de Biologia e de Latu-Senso em Ecologia na FMI-Mogi Guaçu-SP. Atualmente é Diretora Administrativa e Financeira de uma empresa multinacional e também Diretora Financeira do Instituto Dharma. Viajante experiente, com paixão especial por montanhas e locais remotos, já participou de ações do Dharma no Nepal, Índia, Fiji e no Amazonas.
Liz Franzotti
Médica, graduada no Centro Universitário Serra dos Órgãos – UNIFESO. Especialista em Dermatologia, e a paixão pela Medicina Voluntaria é o que faz o coração bater mais forte. Kitesurfista, já voluntariou no Downwind Solidario do instituto Dharma, além de atender os moradores de rua em São Paulo pela ONG Médicos do Mundo.